Como o cabelo pode influenciar a autoestima feminina

Todas nós sabemos a correlação que a mulher tem com seus cabelos em termos de autoimagem e como o cabelo pode influenciar na autoestima feminina. Confira essas dicas para elevar a autoestima conquistando um lindo e bem cuidado cabelo!

Biologicamente desenvolvido como uma proteção do corpo humano para impedir que o couro cabeludo tome sol, os cabelos, desde a idade média, vêm sendo atrelados à mulher como um símbolo de feminilidade e beleza.

Tanto que, em algumas épocas, e até mesmo hoje em dia em alguns setores da sociedade, o corte ou a raspagem do cabelo de uma mulher são uma forma de punição. E por que isso é socialmente entendido? Porque, ao decorrer dos anos, todos sabemos da forte correlação que a mulher tem com seus cabelos em termos de autoimagem.

Isso significa que o cabelo pode influenciar diretamente na autoestima feminina muito mais do que podemos pensar em primeiro momento. E não precisamos ser tão radicais ao falar sobre raspagem ou cortes. Às vezes um cabelo danificado pode estar causando mais danos à autoestima da mulher do que se imagina!

Sinais de baixa autoestima em uma mulher

Mulher com baixa autoestima
Mulher com baixa autoestima

Se você conhece alguma mulher que pode estar passando por problemas de autoestima, ou você mesma suspeita que isso esteja acontecendo, é possível notar alguns “sintomas” desse problema logo de cara, ou com uma breve conversa. A seguir, listaremos alguns dos principais sinais de baixa autoestima feminina.

1. Acreditar que não é atraente o suficiente

Uma mulher com baixa autoestima vai sempre acreditar que não é atraente o suficiente para diversas tarefas, das mais banais.

Ela pode se sentir desconfortável ao comprar uma roupa que adorou no mostruário, porque acha que não será bonita o suficiente para usá-la, pode até mesmo não querer ir à uma festa ou encontrar alguém que gosta porque sente que receberá olhares de julgamento, ou mesmo críticas.

2. Ficar se comparando com outras mulheres

Este é um comportamento clássico de uma moça que não está se sentindo confortável com sua aparência. Uma mulher com baixa autoestima tende a constantemente se comparar àquelas que ela acha bonitas a seu redor.

Algo intrigante nesse comportamento é que é possível notar que aspecto a incomoda em si mesma baseando-se nas comparações. Por exemplo, se a moça em questão vive olhando para o cabelo de outras mulheres e comentando, ela provavelmente está comparando-os com o seu, e esse pode ser o problema que a deixa desconfortável.

Aliás, esses comentários podem se manifestar de diversas maneiras. Enquanto algumas aumentam a mulher a quem se comparam e se diminuem, outras expressam comentários irritadiços, mas ainda se acham inferiores em seu pensamento. Isso é péssimo para a autoestima feminina, e pode gerar atrito desnecessário e stress.

3. Sentimentos de autocrítica, ansiedade e depressão

Se é possível perceber que a autoestima feminina está baixa ao ponto de problemas psicológicos existirem, como sintomas de ansiedade ou mesmo depressão, falta de vontade de sair de casa, desmotivação, obsessão pelo problema que a incomoda, ou afins, esse problema está atingindo um nível perigoso.

É normal que, em algum momento, pessoas, principalmente mulheres, que são mais ligadas à sua aparência, critiquem algum aspecto dela, ou sintam que não estão bem com alguma roupa, mas isso deve ser um sentimento muito breve. Se ele persistir, acarretar em muita tristeza, choro e transtornos, a autoestima da mulher não vai nada bem.

E como aumentar a autoestima feminina?

Linda mulher com alta autoestima
Linda mulher com alta autoestima

Primeiramente, você precisa identificar qual é o problema. Se, no caso, o problema é que ela sente que seu cabelo está feio, ele precisa receber um tratamento.

Aliás, é possível que ela nem saiba que o cabelo possa ser parte do problema, ou o problema como um todo! Não se esqueça que o cabelo pode emoldurar o rosto, o que altera bastante nossa aparência.

Dicas para ter o cabelo bonito sem sair de casa

Para dar aquele up na autoestima feminina, vamos ensinar alguns truques de como aumentar a autoestima feminina deixando seu cabelo bonito e saudável sem sair de casa, e até mesmo um tratamento caseiro para crescer o cabelo, quem sabe foi o corte que não fez bem?

Mulher cuidando dos seus cabelos em casa
Cuide dos seus cabelos sem sair de casa

 1. Capriche na lavagem

A sujeira nos cabelos é o que os deixa com o aspecto oleoso e sujo, e isso dá uma sensação horrível, então sempre lave-os bem e meticulosamente!

Se seu cabelo é muito oleoso, passe menos condicionador, e se ele é muito seco,  tenha a certeza de que você está usando um shampoo adequado para esse tipo de cabelo, e sempre enxágue adequadamente para tirar o produto!

Um hábito muito comum é deixar um pouco de condicionador, porque achamos que ele vai hidratar o cabelo e servir como um creme de pentear. Cuidado! O efeito será o contrário do desejado: você ficará com os fios endurecidos, danificados, sujos e oleosos.

2. Hidratação

Faça regularmente uma boa hidratação em seu cabelo. Isso vai garantir que sua aparência ressecada desapareça, reavivando seu brilho e saúde.

3. Proteção térmica

Sabemos que não dá para ficar sem chapinha e secador para arrumar as madeixas, mas lembre-se sempre de utilizar um produto de proteção térmica, para impedir que seus cabelos sofram danos relacionados ao calor emitido por esses aparelhos.

4. Alimentação

Você é o que você come! A aparência de seus cabelos está sempre ligada a quantidade e qualidade dos nutrientes que você consome para que o corpo produza as substâncias necessárias para produzir os fios, então, atenção à sua alimentação. Sabia que se alimentar direito é o principal tratamento caseiro para crescer o cabelo?

Pois é! Consumir os nutrientes necessários é o que garante o crescimento adequado às madeixas.

Leia também:
→ A Importância de Nutrir o Cabelo de Dentro Para Fora »

5. Produtos adequados

Sempre use produtos adequados a seu tipo de cabelo. Se ele é seco e você usa um shampoo para cabelos oleosos, por exemplo, você arrisca deixá-los ainda mais ressecados!

6. Polivitamínicos

Você se lembra que falamos no item 4 sobre o consumo de nutrientes necessários? Às vezes não conseguimos, só com uma alimentação saudável, garantir o consumo de todos os nutrientes necessários para garantir um cabelo lindo e saudável. É aí que entram os polivitamínicos.

Eles ajudam você a ingerir todos os nutrientes necessários para manter seus cabelos fortes e saudáveis. E o melhor de tudo é que são fáceis de tomar, pois são apenas algumas cápsulas que você toma apenas com com água, por exemplo.

Sabia inclusive que existem nutricosméticos voltados exatamente para isso? Um exemplo interessante é o Lampsi Hair, que contém todas as proteínas e nutrientes necessários para garantir um cabelo lindo. Além disso, ele estimula o crescimento do cabelo. É praticamente um tratamento caseiro para crescer o cabelo.

→ Clique aqui e Saiba Mais Sobre o Lampsi Hair »

Polivitaminico lampsi hair 3 potes
Polivitaminico lampsi hair

Falta de dinheiro para cuidar da beleza pode ocasionar baixa autoestima

Sabemos que, embora as dicas sejam boas, ter um cabelo, uma pele, e uma alimentação perfeitos requer tempo e dinheiro, o que nem sempre está disponível. Isso pode ser uma das maiores causas da baixa autoestima, considerando que, às vezes, queremos melhorar o visual e não temos o recurso.

Tratamento barato para aumentar o cabelo e a autoestima

Um dos maiores problemas é quando não gostamos de nosso corte de cabelo e não podemos mudá-lo. Tratamentos como o megahair são caríssimos, e nem sempre garantem o resultado que desejamos.

Mas quem disse que tudo está perdido? Seguindo as dicas que demos acima, você pode manter o seu cabelo hidratado e bonito enquanto cresce e vai mudando para um corte que te agrade. E se você tem pressa, pode utilizar o Lampsi Hair para dar uma acelerada no crescimento! O mais importante é sempre se sentir bonita e se manter saudável!

Conclusão

Autoestima feminina

Espero que você tenha gostado dessas dicas…

Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo dizendo pra gente qual é a sua relação com o seu cabelo e se ele a ajuda manter a sua autoestima lá em cima!

Compartilhe com as suas amigas que também precisam de um up na autoestima, talvez ajude…

Até o próximo artigo! Bjs…

Comentários

Quem leu isso, também está lendo: