As 5 melhores dicas de tratamento para queda de cabelo

As 5 melhores dicas de tratamento para queda de cabelo

Nós mulheres sabemos o quanto é ruim ter queda de cabelo. Afinal, as madeixas são praticamente a fonte do nosso poder! Além de emoldurar o rosto e realçar a beleza feminina, os cabelos (ou a falta deles) também podem afetar seriamente nossa confiança e autoestima.

A boa notícia é que nem tudo está perdido! Para o artigo de hoje, separamos várias dicas sobre tratamento para queda de cabelo que poderão restaurar a saúde e a força dos seus preciosos fios.

Além das dicas, você também irá conhecer as principais causas para a perda de cabelo nas mulheres e receitas naturais contra a queda que podem ser feitas em casa de forma simples e prática! Leia, aprenda e fique em dia com a sua saúde capilar!

O que causa a queda de cabelo na mulher?

Antes de falar sobre tratamento, é preciso explicar sobre as causas da perda de cabelo feminina. É muito importante ter em mente que é normal perder até cem fios de cabelo por dia. E isso vale tanto para as mulheres quanto para homens. Sendo assim, é preciso estar atenta para saber diferenciar a queda normal da queda patológica.

A queda dos cabelos nas mulheres pode ocorrer por inúmeros motivos. Predisposição genética, estresse, oleosidade excessiva do couro cabeludo, procedimentos químicos e disfunções hormonais, como distúrbios da tireoide ou ovário polimicrocistico, são as principais causas da perda de cabelo.

Além destes motivos, a calvície feminina ou alopecia androgenética são doenças mais sérias, que podem resultar na perda total de cabelo em algumas regiões do couro cabeludo. Que Deus nos livre e guarde!

Quando procurar ajuda médica?

Se você notar que há cabelos demais pela casa, no chão do banheiro, no seu carro ou no travesseiro que você usa para dormir, é hora de procurar um dermatologista para que ele possa fazer uma avaliação completa do seu estado clínico.

Quando se trata de queda de cabelo patológica, um diagnóstico precoce é muito importante para que o quadro não fique mais grave.

Na maioria dos casos, o tratamento para queda de cabelo é feito com o uso prolongado de vitaminas e outras medicações específicas para induzir o crescimento de novos fios no couro cabeludo. Dependendo da intensidade da queda, outras formas de tratamento podem ser usadas, como a técnica do microagulhamento, por exemplo.

Dicas de tratamento para queda de cabelo feminino

A seguir, você irá conhecer quais são as 5 melhores dicas de tratamento natural para queda de cabelo e mais alguns segredinhos que poderão fazer toda a diferença!

#1. Aposte nas vitaminas

O uso de vitaminas para queda de cabelo é uma forma de tratamento que realmente costuma apresentar bons resultados. Além das vitaminas naturais, como é o caso da vitamina D, biotina e todas as do completo B, a combinação de várias delas, concentradas em cápsulas, também são boas fontes para recuperar os cabelos perdidos.

A biotina (ou vitamina H) é uma das vitaminas mais importantes do complexo B. Ela age diretamente na formação dos cabelos, pele e unhas e por isso é indispensável no tratamento. Ela pode ser encontrada naturalmente nas frutas, nas carnes, na gema do ovo, no arroz integral, entre outros alimentos.

Entre os complexos vitamínicos concentrados, podemos destacar o Pantogar e o Lampsi. O Pantogar é à base de queratina, cistina e outras substâncias específicas para o crescimento e saúde dos cabelos, da pele e das unhas.

Já a Lampsi é composta de diversas vitaminas específicas para o crescimento e manutenção dos fios. Atualmente, a composição da Lampsi é considerada uma das mais completas do mercado. Mas atenção! Por serem vitaminas mais concentradas, é importante ter indicação de um dermatologista antes de começar o consumo frequente.

#2. Óleo de coco é a salvação

O óleo de coco é visto por muitas mulheres como a oitava maravilha do mundo! E não é para menos. Além de atuar de forma hidratante para a pele e para os cabelos, o uso correto do óleo pode trazer vários benefícios para o nosso corpo. Conheça alguns deles:

  • Aumento da imunidade;
  • É uma boa fonte imediata de energia;
  • Acelera o metabolismo do corpo;
  • Contribui para um melhor funcionamento da glândula tireoide;
  • Contribui para o bom funcionamento do sistema cardiovascular, entre outros.

Para a queda de cabelo, a dica é passar um pouco do óleo de coco natural no couro cabeludo antes de ir dormir. O legal é fazer isso duas vezes por semana, até que você sinta que a queda dos seus cabelos tenha diminuído.

Para fazer o óleo de coco de forma natural em casa é simples. Siga os passos abaixo e aprenda a fazer o seu próprio tratamento pra queda de cabelo:

  • Retire as cascas dos cocos e coloque a água do coco em um recipiente separado;
  • Rale o coco e coloque dentro de um pano de prato. Aperte o pano com força, pressionado com as palmas das mãos para extrair o leite. Depois de fazer isso repita o mesmo procedimento;
  • Misture a água de coco restante com o leite de coco e coloque a mistura em um frasco de vidro. Mantenha o frasco em temperatura ambiente durante um dia para descanso;
  • Feito isso, o óleo estará flutuando acima da água de coco e, sobre ele, estará uma camada branca de proteína;
  • Para finalizar, filtre o óleo, que deverá ser incolor ou amarelo pálido, e descarte a proteína.

#3. Hidratação constante

A hidratação do cabelo irá atuar de forma preventiva e reparadora contra a queda dos seus cabelos. Ao usar produtos de boa qualidade, a hidratação irá deixar seus fios mais fortes, saudáveis e macios, o que irá contribuir para a redução da queda constante.

É importante fazer uma hidratação por, no mínimo, duas vezes por semana. O uso de produtos específicos para o seu tipo de cabelo, enriquecidos com vitaminas e extratos naturais, também poderá fazer diferença no combate à queda.

#4. Abacate salva cabelos

O bom e velho abacate também pode ser uma “arma e tanto” para a queda de cabelo tratamento. A fruta é rica em vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos monoinsaturados que podem trazer inúmeros benefícios para o nosso organismo.

Além de abaixar o colesterol ruim (LDL), aumentar o bom (HDL) e prevenir doenças cardíacas, o abacate também fortalece os fios e diminui a queda. Para o tratamento dos cabelos, a receita é simples.

Bata no liquidificador ½ abacate com duas colheres de mel. Aplique a mistura nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir por quinze minutos. Depois é só enxaguar e pronto!

#5. Banana com cerveja preta

Banana com cerveja preta? É isso mesmo produção?

A combinação até pode parecer estranha, mas é um bom tratamento natural para queda de cabelo. Esta é uma receita do tempo da vovozinha, mas age como uma bomba de restauração e força, contribuindo também para combater a perda das madeixas.

A mistura dos ingredientes se transforma em uma máscara capilar rica em diversos nutrientes. Vitamina E, K, C, B1, B2 e B6, ferro, potássio, magnésio, fósforo e cobre são alguns deles. Veja a seguir a receita completa!

Ingredientes:

  • 1 banana;
  • 1 gema de ovo;
  • 1 colher de mel (orgânico de preferência);
  • Metade de um copo de cerveja escura;

Modo de preparo:

Reúna os ingredientes e misture todos no liquidificador. Deixe bater por 40 segundos, até que você consiga obter uma textura cremosa. Em seguida, aplique na região capilar desejada e cubra o local com papel-filme. Deixe a mistura aquecendo e agindo na cabeça por duas horas. Depois desse tempo, enxague abundantemente com água fria.

Para ter bons resultados, aplique a máscara duas vezes por semana, sempre deixando agir por pelo menos duas horas.

ATENÇÃO!

Todas as dicas dadas até aqui não substituem um diagnóstico preciso e não dispensam a orientação de um dermatologista. Por isso, antes de começar a seguir qualquer uma delas, não deixe de marcar uma visita ao seu médico!

#6. [Extra] Ondas naturais

Esta não é uma dica de tratamento para queda de cabelo, mas é uma ótima sugestão para disfarçar a pouca quantidade de cabelo e criar um cabelo mais volumoso e saudável.

Além de fazer um corte na altura dos ombros ou repicado, você pode ondular o comprimento do seu cabelo e criar um visual mais despojado e descontraído. As ondas também irão conferir muito mais movimento aos fios e disfarçar a ausência de um cabelo mais denso.

Babyliss, rolinhos, cachos feitos com os dedos, tudo é válido!

 

Fios de cabelo feminino fortes e saudáveis

Receitas naturais para queda de cabelo

Sempre que possível, um tratamento natural para queda de cabelo pode ser muito melhor do que a ingestão de medicações químicas. Sabemos que esses medicamentos podem ser indispensáveis para um resultado efetivo, mas, nem por isso precisamos abrir mão de alternativas complementares.

Falando em complementos, é interessante misturar um tratamento natural com alguma vitamina própria para combater a queda e fortalecer os fios.

Adiante, você irá conhecer mais duas dicas de tratamentos naturais que prometem trazer ótimos resultados. Confira!

Tratamento com grãos de trigo

O trigo já é usado há muito tempo como remédio natural para diversos problemas de saúde. Entre eles podemos destacar o tratamento contra alergias, baixa imunidade, queda de cabelo e até mesmo o câncer.

A receita que você irá conhecer agora é de origem russa e foi criada por Hristo Mermerski. Sua composição dá origem a um remédio natural com vitaminas, minerais, carboidratos, gordura vegetal e ação antioxidante.

O russo afirma que, além da queda de cabelo tratamento, o medicamento natural à base de trigo tem as seguintes funções:

  • Regula o peso do corpo;
  • Limpa as artérias;
  • Restaura o sistema imunológico;
  • Limpa os rins e o fígado;
  • Restaura a flora intestinal;
  • Melhora a função cerebral e a memória.

Agora vamos para a receita!

Ingredientes:

Você irá precisar de:

  • 400 gramas de trigo germinado;
  • 15 limões frescos (de preferência orgânicos);
  • 12 cabeças de alho (não são os dentes, mas cabeças);
  • 1 kg de mel de qualidade (de preferência, orgânicos);
  • 400 g de nozes.

Modo de preparo:

Triture o trigo germinado, as nozes e o alho. Faça o mesmo com cinco limões (bata com a casca). Feito isso, coloque os ingredientes triturados em uma tigela de inox, vidro ou esmaltada. Esprema o restante dos limões e adicione o suco aos outros ingredientes. Depois de serem reunidos, misture os ingredientes até que fique tudo bem homogêneo.

Adicione o mel com uma colher de madeira e misture novamente. Em seguida, transfira a mistura para um novo recipiente e deixe-o tampado. Deixe gelando por três dias e comece a usar.

O indicado é tomar de uma a duas colheres de sopa 30 minutos antes do café da manhã, do almoço, do jantar e antes de dormir.

#2. Tratamento com folhas de goiaba

Muito comum na América Central e na América do Sul, os frutos da goiabeira são saborosos e possuem muitas utilidades para a medicina natural. Além do fruto em si, o chá das folhas da goiabeira também pode ser um verdadeiro milagre na caneca!

Além de combater a queda de cabelo, a goiaba também tem outros benefícios. Conheça alguns deles:

  • Auxilia na perda de peso;
  • Pode ajudar no tratamento da diabetes e na redução do colesterol;
  • Melhora a dor de estômago e ajuda na desintoxicação alimentar;
  • É bom para a tosse e bronquite;
  • Auxiliar no tratamento de câncer de próstata;
  • Combate o envelhecimento precoce; entre outros.

Quando o assunto é queda de cabelo tratamento, o processo é um pouquinho diferente, mas igualmente simples! Prepare o chá das folhas de goiaba, espere esfriar e aplique no couro cabeludo massageando forte.

Deixe o chá nos cabelos por alguns minutos e depois enxague. Faça isso pelo menos três vezes por semana.

Cuide-se e não dispense seu dermatologista!

Como você já dever ter percebido, com perda de cabelo não se brinca! Se você acha que o seu cabelo está caindo mais do que deveria, procure um dermatologista e tenha certeza do seu diagnóstico antes de começar qualquer tipo de tratamento para queda de cabelo.

Sempre que possível lance mão das dicas de tratamento naturais e produtos para queda de cabelo que você agora já conhece. Cuide bem dos seus cabelos hoje e sempre!

Comentários

Quem leu isso, também está lendo: