O que é bom para queda de cabelo? 4 Dicas Práticas e Efetivas!

Além de tratamentos médicos e indicações dermatológicas, alguns recursos e hábitos simples podem ajudar significativamente na redução da perda excessiva de cabelo. Neste artigo, saiba o que é bom para queda de cabelo através 4 dicas poderosas!

Você sabia que todos os dias nós perdemos cerca de cem fios de cabelo? Até aí, segundo os dermatologistas, não há motivos para preocupação…

Mas e quando a queda começa a ficar séria? O que fazer?

A queda dos cabelos é algo que tem preocupado seriamente a população brasileira, em especial as mulheres.

Apesar de ser normal perder alguns fios, quando os cabelos começam a ficar muito finos e aparecem aos montes no travesseiro ou pelo chão da casa, essa queda pode se tornar um sério problema de saúde.

Problemas hormonais, predisposição genética, estresse ou excesso de procedimentos químicos são alguns fatores que podem ocasionar a perda de cabelo em alta escala.

Nestes casos, quando a queda não é tratada corretamente, podem aparecer falhas visíveis no couro cabelo e até mesmo resultar na perda total de cabelo em algumas áreas.

Vale lembrar que, além da saúde, a queda de cabelo também afeta gravemente a autoestima e a confiança de quem sofre com o problema.

Neste artigo, você irá conferir o que é bom para a queda de cabelo e irá conhecer as 4 dicas práticas e efetivas que poderão te ajudar a manter os fios no lugar!

Leia também:
→ Como Fiz meu cabelo Crescer 3 cm em 1 mês »

Cair cabelo é normal?

Cair cabelo é normal?
Cair cabelo é normal?

Como já foi dito no início deste artigo, o normal é cair até 100 fios de cabelo por dia em uma pessoa saudável. Mas é claro que você não precisará ficar contando os fios que ver pela frente.

Entretanto, é importante observar se não há cabelos demais pela casa, no travesseiro que você usa para dormir, no chão do banheiro ou no seu carro.

Se notar que esses fios estão parecendo com muita frequência e em grande quantidade (mais do que o normal), é hora de começar a procurar soluções para o problema.

Importante: caso ocorra o aparecimento de falhas no couro cabeludo, um quadro que é chamado de rarefação capilar progressiva, o ideal é procurar um dermatologista para uma bateria de exames mais detalhados.

Quais são as causas da queda de cabelo?

Quais são as causas da queda de cabelo

A queda dos cabelos pode ocorrer por vários motivos:

  • Predisposição genética
  • Estresse
  • Oleosidade excessiva do couro cabeludo
  • Procedimentos químicos
  • Falta de vitaminas
  • Doenças que afetam a região capilar (como caspa ou psoríase)
  • Anemia / Desnutrição
  • Distúrbios da tireoide e ovário
  • Ou até mesmo câncer, podem ser alguns dos motivos da perda anormal de cabelo.

Para saber mais informações sobre a queda dos cabelos e saber a opinião profissional dos dermatologistas, confira uma reportagem especial feita pela Globo.com sobre o assunto.

Seu cabelo está precisando de vitaminas? Conheça o Lampsi Hair AQUI!

Como tratar a queda dos cabelos?

Como tratar queda de cabelo
Como tratar queda de cabelo

Da mesma forma que a queda é provocada por variáveis diversas, o tratamento é igualmente diversificado.

Uma das formas mais comuns de tratamento são aplicações tópicas no couro cabeludo de loções à base de substâncias que estimulam o crescimento dos cabelos. Uma dessas substâncias é chamada de latanoprosta, originalmente usada em colírios para tratar glaucoma.

Para o tratamento capilar, a latanoprosta é usada para estimular o crescimento de novos fios (inclusive nos cílios e sobrancelhas) e permite que os cabelos em fase de crescimento continuem crescendo de forma saudável e sem queda precoce.

Outra opção que está em evidência são as vitaminas para cabelo. Essas substância, que podem ser encontradas nos alimentos comuns (mais informações abaixo), foram sintetizadas e melhoradas em polivitamínico semelhantes ao Centrum porém com foco nas substância que ajuda na queda e fortalecimento do cabelo.

A vitamina que já experimentamos e recomendamos é o LAMPSI HAIR (para mais detalhes, acesse aqui).

O microagulhamento é outra opção, um pouco mais agresiva e que requer a experiência de um dermatologista capacitado nesse tipo de tratamento. Neste procedimento, como o próprio nome já diz, são realizados pequenos furinhos no couro cabeludo.

Estes furinhos provocam um sangramento leve na região, liberando o plasma que é rico em plaquetas e aumentando a vascularização da região, o que é bom para queda de cabelo.

Além dos exemplos acima, existem outras diversas maneiras para tratar o problema. Estes meios vão desde medicações naturais a receita caseiras. Para conhecer uma lista produtos, clique aqui.

Veja também: Tratamento Com Mel e Açucar Para Deixar Seu Cabelos Fortes e Saudáveis

O que é bom para queda de cabelo?

Além dos tratamentos médicos e indicações dermatológicas, alguns recursos e hábitos simples podem ajudar significativamente na redução da perda excessiva de cabelo. A seguir, você irá conhecer algumas dicas simples e efetivas que podem ajudar. Confira:

Dica #1: Alimentos que ajudam a combater a queda dos fios

Alimentos que previnem a queda de cabelo
Alimentos que previnem a queda de cabelo

Sim, começamos com o velho clichê do “você é o que você come”. Isso porque a má alimentação interfere diretamente na queda dos fios…

Uma dieta rica em gordura saturada, carboidratos refinados (como massas e pães brancos) e açúcar altera nosso organismo em diversas formas, favorecendo a queda dos fios em pessoas mais suscetíveis a isso.

A deficiência de alguns nutrientes também deve ser verificada.

A anemia por falta de ferro, por exemplo, é uma causa comum da queda de cabelo.

Da mesma forma que uma má alimentação pode alterar sua saúde capilar, existem inúmeros alimentos que fortalecem e favorecem o crescimento saudável dos cabelos. Confira alguns deles:

  • Carne vermelha, aves, peixes, ovos e leite (proteínas de origem animal);
  • Grão de bico, lentilha, feijão, soja e aveia (proteínas de origem vegetal);
  • Cenoura;
  • Espinafre, agrião e alface;
  • Laranja;
  • Morango;
  • Iogurtes naturais;
  • Castanhas do Pará;
  • Arroz integral;
  • Vinagre de maçã.

Alimentos ricos em vitaminas A e B; zinco, silício e ômega 6 também devem ser consumidos com frequência.

A água, apesar de não ser um alimento propriamente dito, também deve ser ingerida em abundância. Afinal, a água é fundamental para levar os nutrientes até o bulbo capilar.

Quer saber mais sobre motivos científicos sobre o por que alguns cabelos não crescem? Acesse AQUI!

Dica #2: Cortes de cabelo mais indicados contra a queda capilar

Cortes de cabelo indicados para queda
Cortes de cabelo indicados para queda

Eis aqui um truque bem legal para quem tem pouco cabelo, o corte!

Para quem sofre com a queda de cabelo, o mais indicado é evitar fios muito longos… O cabelo comprido tende a ser mais pesado, o que pode favorecer ainda mais a queda ou a quebra dos fios.

Para as mulheres, isso pode ser um pouco mais difícil, já que a maioria do público feminino prefere madeixas mais longas.

Apesar disso, existem diversas opções de cortes para as mulheres que podem ser na altura dos ombros e continuar a ser muito estilosos. O corte repicado, por exemplo, confere muito mais volume e movimento para as donas de cabelos mais finos e em pouca quantidade.

A coloração dos fios também pode fazer diferença no resultado. Para criar um visual mais volumoso e bonito, aposte em mechas ou reflexos discretos, que irão se misturar ao tom original do cabelo. A dica é deixar a raiz mais escura e clarear o comprimento de alguns fios, de forma sutil e delicada.

Veja aqui uma matéria completa do expert Rodrigo Cintra sobre os cortes mais indicados para quem tem cabelo fino (ou pouco cabelo).

Dica #3: Vitaminas contra a queda de cabelo

vitamina queda cabelo

Uma das formas mais eficazes e complementares aos tratamentos da queda de cabelo é a ingestão de vitaminas, sejam naturais ou manipuladas em farmácias específicas.

A seguir, conheça alguns produtos para queda de cabelo e vitaminas mais utilizadas.

Pantogar

O Pantogar é uma vitamina à base de queratina, cistina e outras substâncias específicas para o crescimento e saúde dos cabelos, da pele e das unhas. Normalmente, essa vitamina é manipulada em cápsulas, que deverão ser tomadas diariamente por um período mínimo de três meses. Como é uma vitamina muito forte, ela é vendida apenas com receita para queda de cabelo médica.

Ácido fólico

Provavelmente, o ácido fólico é uma das vitaminas mais importantes contra a queda dos cabelos. Ele atua na formação das células vermelhas do sangue e também desempenha um importante papel na manutenção da saúde e do sistema nervoso central.

Lampsi Hair

Atualmente, a Lamps hair já é considerada uma das vitaminas mais completas do mercado. Composta por uma série de substâncias que estimulam o crescimento e auxiliam na manutenção dos fios que estão em fase de crescimento, a Lampsi pode minimizar a queda de maneira realmente eficaz. *Lampsi Hair possui todas as vitaminas necessárias para a boa saúde do cabelo (ex.: vitaminas D, B12, C, H, …)

Vitamina D

Suplementos alimentares ou cápsulas de vitamina D também são muito usadas no tratamento da queda de cabelo. Essa vitamina ajuda na recuperação da estrutura capilar e costuma ser muito forte. Apesar disso, ela só deve ser usada sob orientação médica.

Biotina (ou vitamina H)

Entre os diversos produtos para queda de cabelo do mercado, a biotina é uma das vitaminas do complexo B que age diretamente na formação dos cabelos, pele e unhas. Ela pode ser encontrada naturalmente nas frutas (banana, morango, melancia, laranja, etc.), nas carnes, no leite, na gema de ovo, em verduras, no arroz integral, nas nozes, soja, aveia e trigo.

Vitamina B12

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. A deficiência dessa vitamina causa perda de cabelos. Fontes naturais: carnes, peixes, aves, ovos. A vitamina B12 serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico.

Dica #4: Shampoos anti queda e remédios caseiros

Shampoos anti queda e remedios caseiros
Shampoos anti queda e remedios caseiros

Não poderíamos de citar os shampoos anti queda que existem aos montes. Eles podem ser naturais ou artificiais.

Apesar de ajudarem no fortalecimento e na recuperação dos fios mais finos e danificados pela quebra e queda constantes, esses shampoos só poderão ajudar até certo ponto.

Se a causa da queda de cabelo for androgênica, ou seja, por motivos hormonais ou devido à outras doenças, os shampoos anti queda não terão nenhum efeito.

Assim como os shampoos, condicionadores e cremes para pentear destinados a combater a perda de cabelo, também existe uma ou outra receita para queda de cabelo realmente efetiva.

Apesar de toda essa diversidade, a maioria das receitas e remédios naturais caseiros costumam ter um ou dois ingredientes em comum: a folha de babosa (ou aloe vera) e o jaborandi.

Neste link, você poderá encontrar receitas que prometem bons resultados no crescimento dos fios.

*Importante: Diferentemente das vitaminas, os shampoos são tratamentos “de fora para dentro”… Veja a diferença aqui!

Dica #5: [BÔNUS] Mitos e verdades sobre a queda de cabelo

Mitos e verdades sobre a queda de cabelo
Mitos e verdades sobre a queda de cabelo

O que é bom para a queda de cabelo?
O que faz mal para os fios?
Será que a lua crescente ajuda mesmo?
Confira essas e outras respostas a seguir!

Cortar o cabelo de três em três meses faz o cabelo crescer?

MITO! O corte não influencia no crescimento, mas ajuda a manter a saúde dos fios. Mesmo sem nenhum tipo de corte, os cabelos crescem cerca de um centímetro por mês.

Cortar na lua crescente ajuda o cabelo a crescer?

MITO! Não existem estudos que comprovem essa teoria. Apesar disso, muita gente afirma que dá certo. Se você também acredita, não custa nada tentar!

Lavar o cabelo todos os dias ajuda na queda?

MITO! Lavar os cabelos todos os dias está liberado, desde que você não use água muito quente. Do contrário, você poderá estimular ainda mais a oleosidade do couro cabeludo.

Água quente irá obstruir os folículos capilares e aumentar a queda. Portanto, mesmo no inverno, prefira água morna durante o banho. Sua pele e cabelo agradecem.

Massagear o couro cabeludo estimula o crescimento?

VERDADE! Ao massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos você estará estimulando a oxigenação e a circulação sanguínea da região, o que irá favorecer o crescimento mais rápido dos fios.

Os cabelos crescem mais rápido no verão?

VERDADE! O sol estimula o crescimento e o inverno intimida esse crescimento. No verão, o calor ajuda no estímulo de alguns hormônios que fazem com que os cabelos cresçam mais rápido.

O uso de condicionador pode causar queda de cabelo?

MITO! O condicionador não causa a queda de cabelos. O que acontece é que, como o cabelo fica mais maleável, os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Para minimizar esse efeito, aplique o produto apenas do meio do cabelo para baixo, evitando a raiz.

Pentear o cabelo molhado acelera a queda?

VERDADE! Cabelos molhados ficam mais frágeis e elásticos. Quando puxamos os fios para baixo com a escova, eles podem se partir ou se soltar da raiz.

Para evitar esses problemas, não penteie o cabelo no chuveiro. Seque-o com uma toalha e então desembarace os fios, começando sempre pelas pontas. Prenda o cabelo apenas quando ele estiver totalmente seco e, se possível, não todo dia e nem por muito tempo.

Conclusão

O que e bom para queda de cabelo

Agora que você já sabe tudo o que é bom para queda de cabelo, certamente será muito mais fácil de cuidar das suas madeixas…

Espero muito que este artigo tenha sido útil pra você.

Eu esterei sempre pesquisando e trazendo conteúdo gratuito e de qualidade para ajudar a nossa querida comunidade de leitoras aqui do blog.

E se você gostou, por favor, compartilhe com as suas amigas! Elas também podem gostar dessas dicas!

E não deixe de deixar seu comentário logo abaixo me dizendo o que você faz para evitar a queda de cabelo feminina.

Eu fico por aqui… Até a próxima! Bjs…

Comentários

Quem leu isso, também está lendo: