Queda de cabelo: Causas, Mitos e Verdades

Queda de cabelo: Causas, Mitos e Verdades

Você está preocupada com a quantidade de cabelo que encontra pela casa?

Calma, nós vamos ajudar você a entender se deve realmente se preocupar ou não com esse problema e ainda desvendar muitos mitos que nos assombram!

Primeiro, saiba que é normal cabelos cairem, um processo natural do corpo para a reposição de novos fios ..

Porém, quando acontece de maneira exagerada e em quantidade maior do que o normal pode significar algum problema no organismo ou no couro cabeludo, que deve sim ser investigado.

A queda de cabelo pode sim ser um problema, mas como é algo que atinge uma parcela muito grande da população, existe cercada de mitos e verdades que acabam por confundir na hora de tratar da maneira correta e até mesmo identificar quando a queda de cabelo é ou não um problema.

E é exatamente pensando nisso que nós reunimos aqui uma série de informações sobre causas de queda de cabelo, tudo para que você saiba tudo sobre o assunto e consiga lidar da melhor forma possível com a sua, caso ela realmente esteja se tornando um problema.

Queda de cabelo é normal?

É natural que o cabelo caia durante o banho, quando você mexe nele ou mesmo quando o penteia. Mas se o seu cabelo cai demais e em um nível que te preocupa, isso pode significar que a queda de cabelo pode sim ser sinônimo de um problema e também deve ter causas em torno da situação.

A primeira coisa a se entender é que o cabelo possui três fases diferentes em sua vida.

  • A primeira é considerada a fase de crescimento e dura de três a cinco anos.
  • Já a segunda é conhecida como catagena e é quando os fios param de crescer, tendo uma duração que vai até o período de três semanas.
  • Já a última fase, também chamada de telógena, é a fase de queda dos fios. Ou seja, todo cabelo cai.

O importante é que na hora que seus cabelos caírem, você repare no fio. Caso o branco existente na ponta do cabelo cair junto, significa que o ciclo total de vida do seu cabelo não foi completado.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a ponta branca não é a raiz do cabelo, mas sim um elemento conhecido como mucina, que é responsável por prender o fio ao couro cabeludo.

*Entenda AQUIO real motivo do cabelo não crescer.

Queda de cabelo causas: Qual a procedência?

Entre as causas de queda de cabelo podem estar a química, caso você costume aplicar algum procedimento com frequência nos seus fios ..

Isso porque o procedimento de alisar, puxar, colorir, descolorir e todos os passos tão conhecidos de quem pratica processos químicos no cabelo sobrecarregam o fio, até que estes não aguentem mais tanto produto, o que causa a queda de cabelo.

Caso o seu caso seja este, um bom corte vai resolver o problema ..

Antes de qualquer química, se lembre de tratar o seu cabelo, tudo para que você não sofra com os danos – e com a queda – depois.

Outro fator bastante comum que é um dos motivos que causa queda de cabelo é a oleosidade do couro cabeludo ..

Isso acontece porque um couro cabeludo oleoso de maneira excessiva acaba por facilitar a proliferação de fungos na região, causando coceira, descamação – a tão temida caspa – e acaba prejudicando os cabelos, que por consequência caem.

A vantagem é que, se o seu problema for este, a solução é bem simples: lavar sempre o cabelo muito bem lavado para evitar a oleosidade.

Calvície feminino existe

*Leitura complementar: O real motivo do cabelo não crescer.

Calvície feminina?

Como mencionamos anteriormente, a química pode ser uma entre as várias causas de queda de cabelo. Para evitar este tipo de problema não é necessário abandonar de vez a química, mas sim sempre se lembrar de que o cabelo precisa ser preparado para ela.

Antes de depois do processo químico, utilize produtos que busquem a reconstrução capilar, desta forma os fios vão ficar mais resistentes e não vão cair em excesso após o processo.

Existe também casos graves de calvície feminina (como a foto acima). Nesses casos é muito importante procurar um médico e realizar examentes par aidentificar o motivo do problema.

E quais os tratamentos para meu problema?

O novo tratamento queridinho das mulheres e que tem apresentado resultados muito satisfatórios, estão as vitamtinas para cabelo ..

Nós testamos e comprovamos o mais novo produto do mercado chamado LAMPSI HAIR (para mais informações acesse AQUI)

Também existem loções a base de uma substância conhecida como latanoprosta, que é responsável por estimular o crescimento dos fios, fazendo com que a fase de crescimento dure mais tempo do que o normal.

Veja AQUI uma receita caseira matadora!

Outro tratamento que é bastante utilizado é um conhecido como microagulhamento (casos mais graves). Nele são realizados pequenos furos no couro cabeludo que são responsáveis por provocar pequenos sangramentos na região.

Dessa forma, é liberado na cabeça o plasma sanguíneo que é rico em plaquetas e também há um aumento da vascularização de todo o couro cabeludo em decorrência destes pequenos furos. Tudo isso resulta na formação de novos fios de cabelo.

Verdades e mentiras sobre queda de cabelo causas

A queda de cabelo é repleta de diversos mitos, entre eles o fato de um shampoo anti-queda realmente funcionar. Isso porque eles ficam muito pouco tempo em contato com o couro cabeludo para gerar resultados realmente excessivos.

Mais ainda, é outra mentira acreditar que a raiz do cabelo apodrece quando o cabelo é lavado todos os dias. Cada cabelo tem uma necessidade de lavagem diferente e você deve seguir a sua e a que for recomendada pelo seu dermatologista.

O que pode fazer com que o cabelo “apodreça” é a limpeza não adequada dos fios, o que acaba gerando a formação de fungos na região do couro cabeludo.

Leitura complementar:

Gostou? Comente, curta e compartilhe!

Grande abraço!

Comentários

Quem leu isso, também está lendo: