Comprovado! Queda de cabelo por estresse atinge mulheres

O estresse pode causar vários problemas em nossa saúde, inclusive a queda de cabelo. Confira as dicas que vão te ajudar a se acalmar e evitar a queda de cabelo por estresse!

Todos sabemos que o estresse pode acarretar em todo o tipo de problemas no nosso cotidiano. Ele pode afetar nosso bem-estar em geral, prejudicando nossas horas de sono, nossa alimentação e até mesmo nossa aparência, especialmente o cabelo. E é por isso mesmo que, antes de falarmos um pouco mais sobre a queda de cabelo por estresse, é importante saber como evitar esse problema em nossas vidas.

Então, vamos começar falando um pouco sobre o que causa o estresse.

O que pode causar estresse?

Geralmente, o estresse se caracteriza por uma preocupação ou tensão excessiva causada por algum fator em sua rotina.

Mulher estressada no ambiente de trabalho
Mulher estressada no ambiente de trabalho

Mudança repentina na sua vida

Alguma coisa mudou recentemente? Seu relacionamento, seus amigos, o convívio com sua família, uma troca de funções no trabalho, qualquer coisa que quebre sua rotina pode causar estresse. Isso porque estamos acostumados a ter uma certa estabilidade, e quando algo muda, nos preocupamos em nunca voltar a tê-la.

Carga excessiva de trabalho

Seu trabalho vem exigindo muito de você? Mais do que de costume? Essa pode ser uma das causas do seu estresse. O desgaste físico e emocional de uma carga muito alta de trabalho com certeza causam um alto nível de estresse.

Ansiedade

A ansiedade é um mal que aflige grande parte da população sem ela saber. Ela faz com que nos preocupemos antecipadamente com situações aleatórias. Pensamos mil e uma vezes em como isso poderia dar errado, o que fazer, por que não vai dar certo, ou simplesmente aumentando muito em nossas cabeças um pequeno erro. Não é nem preciso dizer que isso causa um alto nível de estresse, não é mesmo?

Como o estresse afeta seu cabelo?

Conforme dissemos anteriormente, a queda de cabelo por estresse é um problema real. Mas, afinal de contas, como o estresse causa queda de cabelo?

A queda de cabelo por estresse é um problema real
A queda de cabelo por estresse é um problema real

São diversos os fatores que fazem o estresse ocasionar a queda de cabelo, mas as principais serão listadas a seguir.

Término prematuro da fase de crescimento

Um dos principais problemas do estresse é que, quando nosso psicológico está assim, o corpo fica em constante estado de alerta. Graças a isso, nosso organismo libera estriol, uma substância que acaba barrando a entrada de nutrientes no couro cabeludo e nos fios.

Isso faz com que o cabelo pare de crescer e não receba os nutrientes que precisa, deixando-o quebradiço e fraco.

Oleosidade capilar

Além de causar uma aparência de sujo e opaco ao cabelo, a oleosidade capilar pode danificar o couro cabeludo, trazendo problemas na saúde dos fios, além de coceira indesejada.

Caspa

A oleosidade excessiva do couro cabeludo e dos fios trazida pelo estresse também pode causar a temida caspa.

Queda de cabelo

Dentre oleosidade capilar e bloqueio de nutrientes, há ainda outras formas nas quais estresse causa queda de cabelo. Por exemplo, a ansiedade que nos leva a ficar passando a mão nele, puxando os fios e levando a oleosidade e sujeira a eles, danificando-os. Além disso, estresse costuma acarretar em uma má alimentação, causando ainda mais danos para o cabelo.

Dicas para reduzir o estresse e a queda de cabelo

Se você se identificou com as situações que listamos acima, acompanhe abaixo nossa lista de dicas para se acalmar e evitar a queda de cabelo por estresse.

Regule seu sono e dorma a quantidade de horas adequadas para sua rotina
Regule seu sono e dorma a quantidade de horas adequadas para sua rotina

Sono

Regular seu sono e dormir a quantidade de horas adequadas para sua rotina e seu corpo é um dos passos mais cruciais para impedir a queda de cabelo por estresse. Além de relaxar, dormir a quantidade ideal de horas permite que seu organismo absorva nutrientes e produza as enzimas, hormônios e outras substâncias que fazem o cabelo ficar bonito e saudável.

Exercícios físicos

Ao nos exercitarmos, descarregamos as preocupações da rotina e produzimos uma substância chamada endorfina, que nos deixa relaxados e felizes, um ótimo combate para o que causa o estresse.

Terapia

Se o seu estresse e sua ansiedade estiverem prejudicando muito a sua vida, talvez seja a hora de procurar ajuda profissional. É muito importante reconhecer quando o problema deixa de ser um incômodo e passa a ser parte crônica de sua vida. É nesse momento que sua saúde mental está prejudicada e você precisa de um profissional para te ajudar. Não é frescura!

Alimentação saudável

Quando estamos muito estressados, é comum nos desligarmos completamente de uma dieta saudável e comermos porcarias compulsivamente, ou simplesmente comermos qualquer coisa, rapidinho, porque estamos com pressa.

É fundamental que, especialmente nesses períodos, nos alimentemos corretamente, para garantir a saúde de nosso corpo e nossa disposição. Apesar da correria, precisamos sempre da mesma quantidade de nutrientes. Às vezes, uma dica é apostar na suplementação acompanhada de uma alimentação adequada, para garantir os nutrientes que precisamos.

Produtos como o Lampsi Hair trazem consigo todas as vitaminas e minerais que o cabelo precisa para crescer.

→ Clique aqui e Saiba Mais Sobre o Lampsi Hair »

Remédio para queda de cabelo por estresse

Embora haja uma série de remédios com químicas que barrem a queda de cabelo por estresse, seu resultado pode ser breve, e eles agem só para remediar o problema. A dica aqui é apostar realmente em uma suplementação.

Afinal, nutricosméticos como o Lampsi foram criados para suprir o corpo com os nutrientes que ele precisa em geral, melhorando sua saúde juntamente com a de seu cabelo, sem trazer nenhum efeito colateral. Então podemos considerá-lo um remédio para queda de cabelo por estresse natural, graças à sua reposição nutricional saudável.

Lampsi Hair em cápsulas
Lampsi Hair em cápsulas

Leia também:
→ A Importância de Nutrir o Cabelo de Dentro Para Fora »

Dicas para fortalecer o cabelo

Alimentação

Como já dissemos, apostar em uma alimentação saudável é uma dica fundamental para impedir a queda de cabelo por estresse, mas onde encontrar os nutrientes que preciso?

Colágeno – pode ser encontrado em gelatinas, carnes, ovos, frutas cítricas, frutas vermelhas, alho, vegetais de cor laranja e vegetais de cor verde-escuro.

Elastina – pode ser encontrada em folhas verdes e frutas cítricas, como couve, brócolis, kiwi, limão, morango e acerola.

Queratina – pode ser encontrada na couve, brócolis, alho, cebola, mamão, cenoura, feijão, lentilha, soja e gelatina.

Vitamina A – você pode consumí-la em cenouras, ovos, peixe, leite e carnes, e ela faz bem para nossa saúde em geral, não apenas nosso cabelo.

Vitamina B3 – pode ser encontrada em amendoim, ovos, leite, cogumelos, arroz, trigo e milho.

Vitamina B5 – parte do complexo B, é encontrada principalmente em gema de ovo e cereais

Vitamina B9 – para acrescentá-la em sua alimentação, aposte em verduras de folhas verdes, legumes, frutos secos, grãos integrais e cerveja.

Vitamina C – fundamental para o bom funcionamento de nosso sistema imunológico, ela está presente em laranja, limão e tangerina.

Vitamina E – pode ser encontrada em verduras, óleos vegetais, semente de girassol, soja, nozes, amendoim, gergelim e linhaça.

Se acrescentar um elemento de cada um da lista no seu cardápio do dia a dia é muito difícil, aposte nos polivitamínicos, como o Lampsi Hair, para garantir que você esteja consumindo tudo o que precisa!

Cuidados especiais com o seu cabelo

Para garantir a saúde dos fios depois de identificar e remediar o problema do estresse, é importante saber que certos cuidados podem evitar sua queda:

Hidratação

Hidratar regularmente os fios os garante melhor força e nutrição, impedindo que fiquem opacos, quebradiços ou oleosos.

Pentear da maneira correta

Fique sempre atento em como você penteia suas madeixas. Cada tipo de cabelo deve ser penteado de um jeito. Nunca faça força na hora de pentear, e, se seu cabelo é grosso, nunca use um pente muito fino. Cuidado para não quebrar os fios!

Lavar com cuidado e com produtos adequados

A oleosidade e a sujeira podem provocar a queda dos fios, assim como o ressecamento. Então sempre atente-se na escolha de produtos que condizem com as condições de seus fios, e nunca deixe condicionador no cabelo.

Evitar o calor excessivo

Chapinha, secador e babyliss muito quentes danificam os fios, e podem até queimá-los. Aposte em configurações de temperatura mais baixas, se possível, e tente usá-las com menos frequência, ou investir em um creme com proteção térmica.

Utilizar um finalizador

Finalizadores podem ajudar o cabelo a se manter hidratado e saudável no decorrer do dia. Além disso, atualmente, temos opções com fatores de proteção solar, ajudando contra danos do sol. Além disso, eles ajudam a proteger contra a umidade e a poluição.

Conclusão

Queda de cabelo por estresse atinge mulheres

Agora já sabemos que o estresse causa queda de cabelo e qual a sua origem. E entendemos que o melhor remédio para queda de cabelo por estresse é se alimentar bem. Além disso, ao tentar canalizar o estresse com uma vida saudável, estamos preparadas para vencer esse mal que tantas vezes nos aflige, que é a queda de cabelo por estresse.

Então procure sempre manter uma alimentação saudável e repleta de nutrientes e atente-se ao seu lado emocional sempre. Afinal, saúde em primeiro lugar sempre!

E aí, gostou dessas dicas para reduzir o estresse e a queda de cabelo?

Então, compartilhe com as suas amigas nas redes sociais! 😉

Deixe seu comentário também dizendo se você já teve queda capilar por estresse e como saiu dessa…

A gente se encontra no próximo artigo! Bjs…

Comentários

Quem leu isso, também está lendo: