Os 10 alimentos que desintoxicam e renovam a sua pele

Você sabia que existem alimentos que desintoxicam a pele? E que também renovam ela? Confira tudo sobre isso neste artigo!

Quando mudamos a alimentação, passamos por um período estressante ou saímos da dieta, nosso primeiro medo é a balança, mas muitas vezes esquecemos de um pequeno detalhe: nossa pele. Você conhece alimentos que desintoxicam a pele?

Cravos e espinhas são a primeira coisa que notamos quando vemos que nossa alimentação afetou nossa pele, mas consumir alimentos que desintoxicam a pele e cuidar dela é importante por uma série de fatores.

Uma pele mal cuidada sofre mais o impacto do tempo. Rugas, manchas e secura são apenas alguns dos sinais de que está na hora de cuidar melhor desse órgão.

1. Por que desintoxicar a pele?

Um dos principais motivos de desintoxicar a pele é para regular a oleosidade natural produzida por nosso corpo.

Embora uma pele oleosa não seja agradável, e nem aquilo que buscamos, uma pele seca traz mais malefícios, e está mais desprotegida de efeitos adversos e dos sinais da idade.

Mas, é claro que isso não significa que a meta é o excesso de oleosidade. A superprodução de óleo pelas glândulas sebáceas, além de deixar a pele com um aspecto sujo, ainda pode causar o entupimento de poros, ocasionando cravos e espinhas.

Dessa forma, consumir alimentos que desentoxicam a pele e buscar por tratamentos de desintoxicação ajuda a regular essa oleosidade.

Além disso, desintoxicar a pele ainda evita que ela acumule toxinas, o que evita problemas de saúde dos mais diversos, e inclusive ajuda a prevenir o câncer de pele.

2. O que causa intoxicação na pele?

Conforme mencionamos, o acúmulo de toxinas e a superprodução de óleo, ou mesmo a falta dele, que faz com que a pele absorva poluição do clima, pode entupir os poros, ocasionar manchas e deixar a pele com um aspecto envelhecido.

Mulheres que usam maquiagens também podem, eventualmente, se deparar com poros congestionados e um aspecto ruim em sua pele.

Além disso, a pele antiga que se desprende do rosto pode oxidar e se aglomerar nos poros, escurecendo, e criando o que conhecemos como cravos.

Por fim, o excesso de oleosidade e toxinas atrai bactérias, que se alimentam dessas substâncias. Isso danifica a pele, e pode até mesmo causar maus odores em regiões mais abafadas, como as axilas.

3. Minha pele está intoxicada, e agora?

Se você sente que sua pele não está saudável, ou reparou um aparecimento alto de espinhas e cravos?

Sua pele está muito oleosa, e isso te incomoda? Ou ela está seca e avermelhada, descascando próximo do nariz e da boca, com um aspecto envelhecido?

Esses são só alguns sinais que o seu organismo te dá de que sua pele está intoxidada. Mas o que fazer uma vez que você identificou esse problema?

Primeiramente, é importante esfoliar a pele, e buscar produtos de limpeza facial para seu tipo de pele.

Depois, é importante hidratá-la regularmente. Se você tem a pele oleosa, pode ser que hesite em realizar uma hidratação, com medo de que isso aumente ainda mais a oleosidade.

No entanto, o que acontece é o contrário. Uma vez nutrida e hidratada, a pele deixa de produzir oleosidade em excesso aos poucos, o que elimina esse problema. Se sua pele está seca ou descascando, por sua vez, procure trocar os produtos que usa para limpá-la.

No entanto, assim como qualquer aspecto de nosso corpo, cuidados externos apenas cuidam dos sintomas que são ocasionados por uma falta de nutrição adequada do organismo.

Para conseguir, de fato, uma pele renovada, é importante consumir alimentos que desintoxicam a pele.

Alimentos que desintoxicam a pele

4. Alimentos que desintoxicam a pele

4.1. Maçã

Rica em fibras, a maçã é conhecida como um adstringente natural. Suas propriedades ajudam o corpo a expelir adequadamente os líquidos, liberando toxinas que ficariam acumuladas, e impedindo o inchaço.

4.2. Frutas cítricas

A maioria das frutas cítricas conta com uma série de vitaminas e mineirais, especialmente a vitamina C, e elas auxiliam no funcionamento intestinal e na nutrição da pele.

4.3. Couve

Com sua alta dose de ferro, a Couve ajuda o sangue a transportar oxigênio e nutrientes aos órgãos e ao tecido da pele.

4.4. Chá verde com gengibre

Enquanto o chá verde ajuda a combater o inchaço e regular o funcionamento intestinal, o gengibre é rico em fibras. Além de altamente digestivo, esse chá é rico em vitaminas e nutrientes que ajudam a nutrir a pele.

4.5. Abacaxi

Além de diurético, o abacaxi contribui para o funcionamento do fígado. Isso facilita o corpo a expelir toxinas.

4.6. Chá de hibisco

De maneira semelhante, por ser diurético, o chá de hibisco auxilia a eliminação de toxinas no organismo.

4.7. Muita fibra

As fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino. Uma digestão adequada identifica uma melhor absorção de nutrientes e uma menor absorção de toxinas, o que não só melhora sua saúde, como também o aspecto de sua pele.

4.8. Brócolis

Rico em antioxidantes, o brócolis diminui os efeitos de toxinas e radicais livres, e é altamente nutritivo. Seu consumo está inclusive ligado à prevenção de doenças como o câncer, e entra na lista de alimentos que desintoxicam a pele.

4.9. Prefira alimentos crus

Você pode hesitar ao ler essa dica, mas a verdade é que alimentos crus são muito importantes para uma boa nutrição. Quando cozinhamos legumes ou folhas, por exemplo, perdemos parte de seu teor nutricional, e grande parte da água desse alimento.

Dessa forma, para manter as fibras, a água e os nutrientes, é interessante acrescentar legumes e folhas em seu estado natural em sua dieta.

4.10. Beba muita água

Alimentos diuréticos e antioxidantes ajudam o corpo a expelir toxinas por meio da urina e do suor, mas isso só vai acontecer se você tiver uma hidratação adequada.

Se seu corpo estiver desidratado, ele vai evitar expelir água, o que significa que vai reter as toxinas e causar inchaço. Se hidratar é fundamental para garantir a saúde de sua pele.

5. Conclusão

Nutrir a pele e cuidar da alimentação é fundamental para garantir sua saúde, e também a aparência bonita de sua pele.

Para isso, é fundamental se hidratar e consumir alimentos nutritivos com regularidade, além de higienizar a pele regularmente.

Gostou deste artigo do blog? Então compartilhe com suas amigas!

Comentários

Quem leu isso, também está lendo: