Adeus celulites: Descubra os 12 alimentos ideais para uma dieta rica em betacaroteno

Você sabia que existem alimentos que contém betacaroteno que ajudam a combater a celulite? Confira todos os benefícios desses alimentos nesse artigo!

Você provavelmente já ouviu alguma vez que comer cenoura faz bem para a saúde, ou viu protetores solares e bronzeadores à base de cenoura. Olhos, pele e cabelos são beneficiados por ela.

Mas você sabe o que está por trás dessas recomendações?

Por que a cenoura faz tão bem? Você sabia que ela pode, inclusive, ser uma aliada para o combate à celulite?

Tudo isso se dá porque ela, juntamente com outros frutos e vegetais, é rica em um nutriente conhecido como betacaroteno.

1. O que é betacaroteno?

O betacaroteno é conhecido cientificamente como carotenoide, que nada mais é do que um pigmento natural.

Ele é, no caso, o responsável pelo alaranjado da cenoura, além das cores de outros vegetais, como o caqui e a manga.

E qual a importância de um pigmento para a saúde da pele e o combate à celulite, afinal de contas?

Sua importância e relevância se dão principalmente ao fato da alta concentração de vitamina A.

Na verdade, 50% da ingestão de vitamina A de quem tem uma alimentação saudável vem desse nutriente.

Por sua vez, a vitamina A tem função antioxidante, e ajuda a nutrir e desintoxicar a pele.

Além dos benefícios estéticos, o betacaroteno está relacionado à saúde ocular, reduz o risco de doenças coronárias, de acidentes vasculares cerebrais (os famosos e temidos AVCs), além de outros problemas relacionados à idade.

2. Alimentos que contém betacaroteno

Como pudemos ver, o consumo de betacaroteno é essencial para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças.

Mas onde podemos encontrar o betacaroteno? Há diversos alimentos que contém betacaroteno.

A seguir, vamos citar as principais fontes desse carotenoide.

 Alimentos que contém betacaroteno

2.1. Couve manteiga

Além de betacaroteno, a couve manteiga é rica em vitaminas E, C e K, além de magnésio, fósforo, selênio e ferro.

Portanto, além de desintoxicar a pele e combater a celulite, a couve manteiga também aumenta a sua imunidade, prevenindo infecções e doenças.

2.2. Pêssego

Além de rico em betacaroteno, sendo benéfico para a pele feminina e combatendo a celulite, seu baixo índice glicêmico libera pouco açúcar no sangue, o que o deixa com poucas calorias e ideal como um lanche saudável.

Rico em fibras e vitamina C, o pêssego também é um ótimo aliado à saúde, e uma adição importante para a alimentação saudável.

2.3. Mamão formosa

Rico em ácido fólico, vitaminas do complexo B e antioxidantes, o mamão é rico em nutrientes, que podem auxiliar o tratamento de doenças cardiovasculares, possui enzimas digestivas, pode auxiliar em alergias, e ajuda a prevenir sinais de envelhecimento.

2.4. Extrato de tomate

O tomate, como mencionamos, é rico em betacaroteno. Além disso, a vitamina K e o cálcio contidos na fruta são muito importantes para fortalecer a massa óssea.

Dessa forma, o extrato de tomate, contanto que os preparados sem açúcar, é um ótimo aliado para a pele, para combater a celulite e para nutrir o organismo.

2.5. Brócolis

Além de baixo em calorias e rico em fibras, o brócolis é rico em vitamina B6, ácido fólico e potássio, ajudando as células de gordura a expelir toxinas, o que diminui o aspecto da celulite na pele.

2.6. Espinafre

Rico em ferro, zinco e niancina, além de fibras, que promovem a saciedade, e potássio, o espinafre é uma fonte de nutrientes importantes para a saúde e a manutenção e bom funcionamento do organismo.

2.7. Melão

Rico em vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B, o melão é capaz de reduzir a pressão arterial, além de promover saciedade e energia. Além, é claro, do tão importante betacaroteno.

2.8. Goiaba

É um dos alimentos que contém betacaroteno e é rica em potássio, a goiaba ajuda a regular a bomba de sódio e potássio do organismo, ou seja, auxiliando no transporte ativo de nutrientes das células, o que ajuda a regular a pressão arterial.

Isso também ajuda o organismo a se livrar de toxinas, diminuindo o aspecto da celulite.

2.9. Cenoura

Como mencionamos de início, se você procura consumir mais alimentos que contém betacaroteno, as cenouras são a melhor opção.

Elas são um dos mais ricos alimentos que contém betacaroteno, além de terem em sua composição fósforo, fibras, potássio e antioxidantes.

2.10. Melancia

Além do tão importante betacaroteno, a melancia também é rica em outro carotenoide, o licopeno, o que a torna uma fonte de vitamina A, B1, B3, B6, ácido pantotênico, magnésio, potássio e outros nutrientes.

2.11. Abóbora

Rica em nutrientes do complexo B, fibra, riboflavina e a importante vitamina A presente no betacaroteno, a abóbora é importante para a pele, cabelos e para diminuir o aspecto de celulite.

2.12. Acerola

Rica em vitamina A, C e antioxidantes, a acerola é capaz de melhorar a visão, aumentar a imunidade e fornecer sensação de saciedade, ajudando na perda de peso.

Além disso, o consumo de acerola está associado com a prevenção de câncer.

3. Como funciona o betacaroteno em cápsulas?

Nem todo mundo consegue constantemente acrescentar essa série de alimentos que contém betacoroteno em seu dia-a-dia, e nem todo mundo sequer gosta de todos eles.

Agora, é interessante saber que é possível consumir a dose necessária de betacaroteno para melhorar o aspecto da pele, diminuir a celulite e usufruir de seus muitos benefícios de forma simples e rápida, com o consumo de cápsulas de betacaroteno.

 Alimentos que contém betacaroteno

Ingerindo 2 cápsulas ao dia, você já consegue a dose que precisa desse antioxidante capaz de prevenir o câncer de pele e doenças cardiovasculares, além de uma série de benefícios.

4. Os benefícios do betacaroteno

Além de uma pele bonita e sem celulite, quais são os benefícios do betacaroteno?

4.1. Bronze garantido

A substância, ao mesmo tempo que previne o dano dos raios UV, ajuda a pele a absorvê-los e produzir melanina, garantindo um bronzeado uniforme.

4.2. Cheio de vitamina A

A vitamina A, conforme mencionamos, é fundamental para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.

4.3. Contribui para o crescimento capilar

Ao nutrir melhor o cabelo, você garante que seus folículos capilares possam produzir mais fios de cabelo, garantindo o crescimento das madeixas.

5. Conclusão

Podemos concluir que o betacoroteno, além de ser um nutriente essencial para a saúde do organismo, possui muitos benefícios que, muitas vezes, não conhecemos.

Acrescentá-lo em sua alimentação, seja por cápsulas ou consumindo legumes, verduras e frutas que o contenham, é muito importante, não somente por uma questão estética, como também para saúde.

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Um grande abraço! 😉

 

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