Esfoliação de café para celulite: confira o passo a passo da receita para cuidar dos furinhos

Você sabia que é possível fazer uma esfoliação de café para celulite? Confira tudo sobre isso nesse artigo!

A celulite é conhecida e temida, especialmente por muitas mulheres. O aspecto de furinhos na pele, conhecido também como “casca de laranja”, afeta a autoestima de muitas. Dessa forma, diversas estratégias aparecem, como a esfoliação de café para celulite.

Esfoliações naturais e massagens são tratamentos comuns para diminuir o aspecto da celulite, e, dessa forma, a esfoliação de café para celulite vem se tornando popular, especialmente pelos benefícios da pele.

1.    Esfoliação x Celulite

A esfoliação corporal é uma prática conhecida, e ajuda a remover pele morta e impurezas da derme, facilitando a absorção de nutrientes, melhorando seu aspecto, garantindo um bronzeado uniforme e melhorando a circulação sanguínea.

Dentre todos os benefícios que uma esfoliação pode oferecer, sua grande maioria está relacionada a uma pele com menos celulite:

  • O estímulo na circulação sanguínea reduz o inchaço e facilita para que a pele se livre de toxinas, o que diminui a inflamação das células de gordura, diminuindo a celulite.
  • A melhor absorção de nutrientes torna a pele mais saudável e menos propensa a acumular água.
  • A esfoliação de café para celulite, assim como algumas outras, estimula a produção de colágeno pela pele, o que garante a ela uma aparência melhor e mais firmeza, tornando a celulite muito menos aparente.

2.    Tipos de esfoliação

Existem diversos tipos diferentes de esfoliação, e nem todas têm necessariamente o alvo de combater a celulite.

Popularmente, as esfoliações mais conhecidas são aquelas que estão associadas a limpeza facial, mas a esfoliação corporal também não fica atrás, com uma variedade de produtos e receitas que prometem rejuvenescer a pele e trazer uma série de benefícios.

Dentre os tipos de esfoliação disponíveis atualmente, podemos dividi-los em duas categorias, as esfoliaçãoes químicas e físicas. Você as conhece? Sabe onde a esfoliação de café para celulite se enquadra? A seguir, vamos falar mais sobre ambas.

2.1 Químicas

A principal diferença entre os tipos de esfoliação se dá pelo tipo de material utilizado.

A esfoliação química se vale de compostos como ácidos, cuidadosamente inclusos em cremes específicos que, além de não machucarem a pele, removem a camada de células mortas da derme.

Esse tipo de esfoliação requer um conhecimento melhor a respeito de sua pele. Se você tem uma pele sensível, por exemplo, pode ser que alguns cremes causem irritação pelos seus ingredientes, e você precise procurar mais até encontrar um que seja ideal.

Além disso, é recomendado que, após esfoliações químicas, se evite contato com o sol, uma vez que esses cremes podem reagir com os raios UV, ocasionando manchas na pele ou outros problemas.

Nesse caso, peles oleosas normalmente tendem a lidar melhor com a esfoliação química, e, dessa forma, podem ser esfoliadas até diariamente, dependendo da intensidade dos cremes escolhidos.

Enquanto isso, peles secas precisam se hidratar antes de utilizar produtos de peeling químico, além de ser preciso ficar atenta a como o creme reage, se há qualquer tipo de incômodo ou reação da pele.

2.2 Físicas

Por sua vez, esfoliações físicas normalmente se valem de componentes mais naturais, ou de cremes com partículas esfoliantes.

Isso porque a esfoliação física se vale do atrito dos grãos para retirar as células mortas, estimulando juntamente a circulação na área esfoliada.

A esfoliação física desobstrui poros e, por melhorar a circulação, nutre a pele, e evita a oleosidade excessiva, principalmente quando falamos de uma esfoliação facial.

E, se você estava se questionando, a esfoliação de café para celulite entra na categoria de esfoliação física, sendo, dessa forma, mais natural e menos agressiva à pele.

3.    Você conhece a esfoliação de café para a celulite?

Esfoliação de café para celulite

Mas, afinal, muito falamos sobre a esfoliação de café para celulite, e ainda não contamos exatamente o que ela é, e quais são suas especificidades.

Primeiramente, o princípio básico da esfoliação de café é simpes: se mistura a borra de café com óleos ou cremes naturais de sua preferência, como o óleo de amêdoas, coco ou de girassol.

Algumas receitas ainda incluem ingredientes naturais que, por mais que pareçam inusitados, podem ajudar o efeito de nutrição à pele e estímulo de produção de colágeno, como claras de ovo ou mel.

Para uma esfoliação corporal completa, porém mais simples, algumas pessoas até mesmo misturam a borra de café com seu sabonete (que, de preferência, seja natural e tenha efeito hidratante).

Outra forma de potencializar o efeito da esfoliação de café para a celulite é combiná-la com uma massagem modeladora, estimulando ainda mais a circulação.

Além disso, é importante ter em mente que qualquer esfoliação prepara a pele para melhor absorver nutrientes. Dessa forma, hidratá-la após a esfoliação com óleos naturais é interessante para garantir um aspecto bonito a ela.

4.    As vantagens do café

O café, além de ser uma alternativa sustentável, especialmente quando comparado a compostos químicos que danificam o meio ambiente, ainda é benéfico para a pele.

Ele oferece certo grau de proteção contra raios UV, a cafeína estimula a circulação sanguínea, e facilita a absorção de cremes, nutrindo a pele e impedindo o acúmulo de líquido e toxinas que inflamam e aumentam o aspecto de células de gordura.

Ou seja, a esfoliação de café para celulite é muito interessante para combater esse problema.

Além disso, o café é rico em anti-inflamatórios, e em vitamina B, o que é excelente para combater a celulite, uma vez que a aparência desagradável da camada da derme que ocasiona a “casca de laranja” se dá principalmente pela inflamação das células de gordura.

5.    Conclusão

A esfoliação de café para celulite é interessante por diversos motivos. Além de seus ativos e nutrientes, o atrito causado pelos grãos também traz benefícios à pele, estimulando o rejuvenescimento da pele.

Esse método pode ser utilizado tanto no rosto como no corpo, e combinado com uma variedade de ingredientes, que podem ajudar a nutrir a pele, e diminuir o aspecto da celulite.

Além disso, outro bônus desse tratamento é o fato de ser mais natural, o que, além de ser menos agressivo com a pele, ainda faz dele uma alternativa ecológica a esfoliações químicas.

Gostou deste artigo do blog? Então compartilhe com suas amigas!

Um abraço! 😉

Comentários

Quem leu isso, também está lendo: