É possível ser mãe, amamentar e se livrar das celulites ao mesmo tempo?

É normal que mudanças ocorram no corpo da mulher durante e após a gravidez. Muitas dúvidas surgem, principalmente se é possível amamentar e se livrar das celulites. Leia mais…

Ser mãe é um dos processos naturais mais belos da vida. Dar a luz a outro ser e vê-lo crescer é um momento único. Mas isso não significa que a mamãe em questão deva deixar de lado a sua autoestima. Você sabia que é possível amamentar e se livrar das celulites?

Normalmente, durante a gravidez, a mulher está em uma fase em que seu corpo passa por sérias alterações hormonais.

Além do ganho de peso que já é conhecido e esperado pelas futuras mamães, a retenção de líquido que causa o inchaço e o acúmulo de toxinas que causam a celulite podem ser surpresas inesperadas.

Assim, sempre fica pairando no ar a pergunta: depois do parto, é possível amamentar e se livrar das celulites ao mesmo tempo?

 

1. É possível amamentar e se livrar das celulites

Assim como estrias, é importante se atentar para o aparecimento de celulites na gravidez, e o ideal é evitá-las.

Isso porque a celulite se origina do acúmulo de toxinas no organismo. Essas toxinas, por sua vez, inflamam a camada de gordura da pele, o que faz com que algumas células inchem, causando um desnível que fica aparente na camada exterior.

O ideal, não apenas para evitar celulites e estrias, como também para garantir a saúde da mamãe e do bebê, é seguir uma alimentação saudável e regrada, monitorar o ganho de peso e se hidratar bastante.

O pré-natal é uma forma de ter um acompanhamento adequado durante esse período. Além de ser importantíssimo para a saúde da gravidez.

No entanto, mesmo com uma alimentação regrada e se esforçando para evitar o consumo de açúcar e sódio em excesso, além de outras toxinas, o corpo ainda está suscetível a mudanças e ganho de peso, então o problema pode aparecer mesmo assim.

E é aí que fica a importância de saber se é possível amamentar e se livrar das celulites sem danos à saúde.

A resposta para isso é positiva. Sim, é possível amamentar e se livrar das celulites ao mesmo tempo, contanto que você evite remédios e cremes muito fortes.

O ideal para uma mãe na fase de alimentação é que, além de uma alimentação adequada, ela busque formas naturais de se livrar dos furinhos, muitas das quais inclusive podem melhorar a qualidade do leite, sendo saudáveis para o bebê.

2. Mudanças no corpo durante a gravidez

Conforme mencionamos, as mulheres passam por uma série de mudanças em seu corpo. Os hormônios causam inchaços nos seios, nas regiões das coxas, do quadril e do bumbum.

2.1. Entenda o aumento das celulites na gravidez

Embora a principal causa da celulite seja um acúmulo de toxinas na camada adiposa da pele, o acúmulo repentino de gordura também pode ser uma das causas.

Ou seja, o ganho de peso repentino em um curto período de tempo, que a gravidez favorece, é um dos fatores que ocasiona o ganho de celulites nesse período.

Além disso, o inchaço e outros problemas que os hormônios causam pode ocasionar o acúmulo de toxinas nessa nova camada de gordura, o que também favorece o surgimento da pele de casca de laranja.

Outro fator a ser considerado, que nem sempre é levado em conta, é a questão psicológica. Durante a gravidez, é comum que a mulher apresente compulsões alimentares, e muitas vezes as famosas “vontades” envolvem alimentos com toxinas que causam as celulites.

Por fim, é comum que grávidas reduzam significativamente sua carga de exercícios rotineiros, o que não é errado, mas prejudica a eliminação de toxinas na pele.

3. Como tratar as celulites e amamentar ao mesmo tempo

Então, entendemos que um corpo, durante o período de gravidez e amamentação, passa por uma série de mudanças que o tornam propenso a desenvolver celulite. Então, como é possível amamentar e se livrar das celulites, com todas essas questões hormonais à nossa frente?

3.1. Prevenção das celulites na gestação

O primeiro passo para tratar as celulites nós já mencionamos, e ele é a prevenção. Uma nutrição adequada durante o período de gestação e amamentação a até mesmo uma hidratação adequada. Seguindo este passo evita que você precise lidar com um caso muito agravado de celulite.

Além disso, o controle do ganho de peso é essencialmente importante também para a saúde da mãe e do bebê. Até mesmo para a prevenção de outros problemas estéticos, como estrias e varizes.

O pré-natal com acompanhamento nutricional é essencial para prevenir esse problema, e, como mencionamos, garantir a saúde do bebê e da mãe.

3.2. Maneiras naturais para eliminar as celulites

O consumo de certas vitaminas, como a A e a C, encontrada em cenouras e laranjas, é uma forma de evitar o acúmulo de toxinas no sangue. O consumo regular de água juntamente com esses alimentos ajuda o corpo a não reter líquidos também.

No entanto, sempre busque acompanhamento médico. E nunca suplemente a alimentação com pílulas sem antes consultar o profissional que cuidou de seu pré-natal e acompanha a saúde de seu filho nessa fase de amamentação.

Você pode também investir em cremes naturais, como a argila verde, e fazer massagem nas áreas mais afetadas, como as coxas e o bumbum.

A drenagem linfática também é interessante para eliminar toxinas do corpo. Consulte uma profissional sobre a disponibilidade do tratamento para mamães amamentando. E sempre converse sobre esses tratamentos com o seu médico.

3.3. Exercícios leves e rápidos

Depois do parto, é possível, aos poucos, retomar uma rotina de exercícios. Sessões reguladas de exercícios aeróbicos são uma boa pedida para queimar gorduras e eliminar toxinas.

Para evitar dores nas glândulas mamárias e garantir a qualidade de seu leite, é interessante evitar a cafeína, então evite bebidas que dizem dar energia durante o exercício, e no cotidiano.

4. Conclusão

Durante a gravidez e a amamentação, é importante que a mulher evite consumir produtos que possam afetar o bebê, ou a qualidade de seu leite, mas isso não significa que não é possível amamentar e se livrar das celulites.

Com uma alimentação adequada, exercícios leves e massagens, é possível evitar e combater esse problema de uma forma saudável!

Gostou deste artigo do blog? Então deixe seu comentário e não se esqueça de  compartilhar com suas amigas!

Comentários

Quem leu isso, também está lendo: