Quais os 3 fatores que causam celulite e como resolvê-los, segundo a SBD

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia para se livrar de uma vez por todas dos furinhos e ondulações da pele, é necessário atacá-los de dentro para fora. Descubra nesse post quais os 3 fatores que causam celulite e como resolvê-los!

A celulite é um problema que incomoda muitas pessoas, mais especificamente as mulheres, já que homens não sofrem muito com esse tipo de coisa.

Fato é que, aparecendo em grande ou pequena quantidade, as mulheres estão sempre querendo se livrar dos pontinhos que a celulite causa na pele, e é sobre isso que iremos falar aqui.

Fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre a celulite, para então compreender o que fazer para acabar com ela de uma vez por todas. Confira!

Os 3 fatores que causam celulite

Você sabe o que é Lipodistrofia Ginóide?

Se você acha que não faz a mínima ideia do que é Lipodistrofia Ginóide, saiba que está muito enganada.

Esse é o outro nome da celulite, o popular, que denomina aquele acúmulo incômodo de gordura sob nossa pele, dando um aspecto enrugado e com furinhos muitas vezes.

Como foi dito no início, homens (de maneira geral) não sofre com a celulite, a menos que sofram um desequilíbrio hormonal muito raro. Em contrapartida, quase todas as mulheres sofrem com a celulite, mesmo aquelas que não têm tanto acúmulo assim.

Normalmente, a celulite é encontrada em áreas como o quadril, nádegas e coxas. Essas regiões são caracterizadas pelo estrógeno, um hormônio presente no organismo feminino.

Conheça os níveis de celulite

Existe uma forma de avaliar os níveis da celulite encontradas no corpo das mulheres. Essa forma se dá através da Cellulite Scarevy Scale, uma escala que foi desenvolvida por três dermatologistas: Camile e Doris Hexsel e Taciana Dal Forno.

Essa escala foi criada para que a celulite possa ser definida de forma mais clara, e facilite o tratamento para pessoas que o buscam, ajudando profissionais dessa área a identificar melhores soluções para cada paciente.

A celulite scavery scale define os seguintes aspectos, sendo eles:

– Existência de lesões elevadas;

– Existência de flacidez;

– Quantidade e profundidade das depressões;

– Graus da classificação anterior.

Para terminar de classificar os níveis de celulite, cada um dos aspectos citados anteriormente ganha uma pontuação, que pode variar de 1 a 15 pontos.

A celulite que recebe nota de 1 a 5 é considerada leve, quando só se vê a celulite quando a região é pressionada.

Já a que recebe nota de 6 a 10 já é denominada moderada, que é quando se pode perceber a celulite na pessoa mesmo em pé, deitada ou de longe.

Por último, a que recebe de 11 a 15 é considerada uma celulite grave, pois é quando a pessoa, ao simplesmente passar a mão na pele, consegue identificar os nódulos.

Os 3 fatores que causam celulite

Os 3 fatores que causam celulite é o acúmulo de gordura do tecido adiposo, em regiões como o quadril, coxas e nádegas, como já foi dito antes. Então, para acabar com ela, é preciso acabar com o acúmulo de gordura. Quais são as causas dele?

Alta ingestão de açúcares e gorduras

A gordura acumulada no corpo está diretamente atrelada a um consumo exagerado de açúcares e gordura. As mulheres tendem a acumular gordura nas regiões onde o estrógeno age com mais força, que são as da celulite.

Por isso, não se deve comer em excesso nada que contenha açúcar ou gordura demais. E, às vezes, você até pode achar que está fazendo tudo certo, mas é preciso avaliar bem. Você come pães demais? Os carboidratos acabam virando açúcar na corrente sanguínea de qualquer maneira.

Os 3 fatores que causam celulite

Além disso, há quem alegue também que come muito mais proteínas do que qualquer outra coisa, o que também não resolve. Proteína em excesso significa gordura em excesso, colesterol alto e sobrecarga do fígado.

O ideal é que você tenha uma alimentação equilibrada, e que coma bastante vegetais e frutas.

Sedentarismo

O sedentarismo também é uma das causas da celulite. É comum encontrar pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, e só vão de casa para o trabalho e do trabalho para a casa, todos os dias.

Além disso, cair em tentação no fim de semana é fácil, não é mesmo? E é justamente por isso que você deve começar a se exercitar, se quer realmente se livrar da celulite.

Se o seu corpo não se movimenta, não queima gorduras, portanto, elas tendem a ficar acumuladas, mais ainda em regiões como quadris, coxas e nádegas que são compostas por tecido adiposo.

Se nosso corpo não se movimenta, nossas células tendem a ser preguiçosas, podemos dizer, o que vai agravar mais ainda o quadro da celulite, e isso vai continuar te incomodando para o resto da vida, até que você tome uma atitude.

Por isso, não deixe de se exercitar. Se você não é fã de academia, não tem problema. Pode começar outra atividade do seu agrado, como algum tipo de dança, esporte ou até mesmo colocar seus fones de ouvido e caminhar quarenta minutos todos os dias.

Isso já faz a maior diferença!

Questões hereditárias

Outro fator que causa a celulite são questões hereditárias. Sempre temos características de nossos ancestrais em nosso DNA, portanto, algumas mulheres herdam o biótipo ginóide, que facilita para que acumulem gordura nas regiões do quadril.

Quanto a isso, realmente, fica mais difícil lidar com a celulite, mas não significa que a mulher deva desistir. Uma alimentação saudável e exercícios físicos combinados, conseguem sim reduzir drasticamente a celulite encontrada no corpo.

Conclusão

A celulite é um problema que sempre vai existir no universo feminino, portanto, é preciso aprender a lidar com ela. Não se pode removê-la 100%, mas você pode reduzir a quantidade, e fazer com que quase não haja celulite em seu corpo.

Tudo o que precisa fazer é rever seus hábitos de alimentação, e também começar a fazer exercícios. Um profissional pode também te recomendar os melhores exercícios para acabar com a celulite, por isso, não há desculpas.

Nesse artigo você aprendeu quais os 3 fatores que causam celulite, e para reduzi-las você só precisa querer.

Entretanto, também é válido não se cobrar tanto, afinal, todas as mulheres do mundo têm celulite, e isso não pode ser um problema que te impeça de levar uma vida plena e feliz.

Gostou desse artigo? Achou interessante? Então compartilhe com suas amigas e nos deixe um comentário!

Um grande abraço 😉

Comentários

Quem leu isso, também está lendo: